Após a fase emergencial em que os esforços foram concentrados para o resgate dos animais e pessoas nos escombros e soterramentos causados pelas enchentes, as atenções se voltam para as enfermidades causadas pela água infectada, sujeira e lixo acumulados e transmissão de doenças parasitárias, virais e bacterianas. A incubação das doenças de transmissão hídrica (por água) tem início dias após o contato direto ou indireto. A baixa da resistência e imunidade agrava o quadro de debilidade dos animais e pessoas, bem como os fatores de ordem psicológica, como a tristeza pela perda dos parentes e proprietários.
A proximidade de áreas verdes e a exposição ao lixo aumentam as chances de transmissão de doenças por insetos e a proliferação de leptospirose, berne e bicheiras.
Muitos animais perderam seus donos ou foram deixados para trás. Para abrigar e tratar estes animais, as associações de proteção animal e voluntários unem esforços e precisam de insumos, materiais hospitalares, de higiene, limpeza e ração.
O encaminhamento para adoção depende do tratamento e reabilitação dos animais, para que vermifugados, vacinados e esterilizados possam encontram um lar saudável e seguro.
A diretora técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e consultora da WSPA, médica veterinária Vânia Plaza Nunes, alerta para os sintomas a serem observados nos animais: apatia, falta de apetite, extremidades quentes, fezes amarelas, urina escura, vômitos, corrimento nos olhos e nariz, e mucosas ictéricas (pele e olhos amarelos).
Por isso estão sendo solicitados:
- antibióticos e antiinflamatórios de uso veterinário
- antitóxico de uso veterinário (mercepton)
- povedine
- spray prata
- repelente (a base de citronela)
- coleira repelente
- tanidil (pó)
- polivitamínico
- vitamina B12
- pentabiótico veterinário
- soro ringer com lactato
- soro fisiológico
- soro glicosado
- equipo para soro
- escalpe 21, 23 e 25
- vacina leptospirose
- fita crepe hospitalar
- gazes
- algodão
- seringa de 3, 5 e 10ml
- agulha 25X7, 20X5,5 e 30X8
- água oxigenada
- rifocina spray (uso humano)
- mactmax
- capstar
- invermectina injetável
- fio catgut 2-0 (p/gato) e 0 (p/ cão)
- vermífugos e anti-pulgas
- rações adulto e filhotes para cães e gatos
- potes plásticos para água e ração
- casinhas, coleiras, guias, cobertores, jornais
Endereço para entrega das doações:
As doações podem ser entregues na Rua Melo Palheta, n. 156, Água Branca (próximo ao shopping West Plaza). Tel. (11) 3670 4565 – no horário das 9h00 das 17h00 - e-mail:rede@tripoli.com.br
Haverá saída para o Rio de Janeiro na sexta-feira, dia 21.01.11 e para municípios do Estado de São Paulo no domingo, dia 23.01.11.
Para doações em dinheiro para WSPA:
Defensores dos Animais
Banco Bradesco
Agência 0279-8
Conta-poupança: 172813-0

Nenhum comentário:
Postar um comentário